Catedral de Amargosa – 80 anos

A bela Catedral de Amargosa, dedicada a Nossa Senhora do Bom Conselho, padroeira da Paróquia e da Diocese de Amargosa, teve o início de sua construção em 1917. Ao longo de 19 anos muitas lideranças civis e religiosa se engajaram na luta para erguer o seu novo templo.

Em 09 de agosto de 1936, portanto a exatos 80 anos, aconteceu a inauguração da belíssima igreja com a presença de Dom Augusto Álvaro da Silva (muito conhecido como Cardeal da Silva). Naquela oportunidade a paróquia de Amargosa ainda pertencia à Arquidiocese Metropolitana de Salvador.

Contudo, surgia já naquele momento, em 1936, a organização da Igreja de Amargosa, sob o comando do vigário, Padre Antônio José de Almeida, em busca de recursos financeiros e estruturais para a criação do novo bispado no solo baiano. Em 1942 a Diocese foi criada e instalada.

A Catedral de Amargosa é sem dúvida o monumento que a identifica. Situada na Praça Dr. Lourival Monte, o cartão postal é completado com o belíssimo jardim da cidade de Amargosa.

Vale à pena visitar.

 

Essa matéria foi visualizada 600 vezes.